Molho de damasco e vinho.


Ingredientes

¾ de xícara (chá) de geleia de damasco

1 cebola

1 cenoura

1 talo de salsão (sem as folhas)

1 xícara (chá) de vinho branco

2 xícaras (chá) de água

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga gelada

3 grãos de pimenta-do-reino

sal a gosto


Modo de preparo


Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Lave e seque o salsão e a cenoura. Descasque a cenoura e passe pela parte grossa do ralador. Pique o salsão em cubinhos.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 5 minutos até dourar. Junte a cenoura e o salsão e mexa por 2 minutos, até murchar.

Regue com a água e misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola – eles vão dar sabor e cor ao molho. Acrescente o vinho branco, os grãos de pimenta e aumente o fogo. Assim que ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por 8 minutos para formar um caldo saboroso.

Sobre uma tigela, coe o caldo por uma peneira – pressione bem os legumes com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Volte o caldo para a panela (nem precisa lavar) e misture a geleia de damasco com um batedor de arame para dissolver bem. Leve ao fogo médio, sem mexer, para cozinhar por 25 minutos contados após a fervura – o caldo vai reduzir e ficar mais brilhante. Verifique o ponto, o molho deve cobrir as costas de uma colher, formando uma camada fina.

Desligue o fogo e deixe amornar por 5 minutos. Junte a manteiga gelada e mexa a panela fazendo movimentos circulares. Atenção: não é com uma colher. Assim a manteiga derrete bem devagar e deixa o molho mais encorpado. Sirva a seguir com carnes assadas.


Receita do Blog Panelinha

Foto meramente ilustrativa


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo