Shawarma


Ingredientes:

- 500 g de contrafilé, coxão mole, peito de frango ou carne de cordeiro cortados em fatias (mais ou menos 1 bandeja)

- Temperos e especiarias a gosto (você pode combinar, por exemplo, uma pequena quantidade de sal com pimenta-do-reino preta e branca, noz-moscada, cominho, cardamomo, canela, gengibre em pó e alho picado)

- 2 unidades de limão

- 1 xícara (chá) de azeite de oliva

- 1/2 xícara de café de vinagre de maçã

- 4 pães árabes

- 3 dentes de alho (para a maionese)

- 5 a 6 colheres (sopa) bem cheias de maionese pronta

- Tiras de picles de pepino a gosto

- 250 g de batata

- Cebola roxa, tomate e alface a gosto (opcional)


Preparo:

Comece temperando a carne de sua preferência com uma pequena quantidade de sal + pimenta-do-reino preta e branca raladas, noz-moscada em pó, cominho, cardamomo, canela, gengibre em pó e alho picado a gosto. Para fazer a marinada, acrescente também o suco das duas unidades de limão, o azeite e o vinagre de maçã e deixe a carne marinando por no mínimo duas horas dentro da geladeira.

Passado esse tempo, cubra o recipiente com papel alumínio e leve a carne para assar a 180°C por mais 2 horas (quando completar 1 hora e meia, aumente a temperatura para 200°C). Se preferir seguir a receita tradicional você também pode preparar um espeto de "churrasquinho grego" - basta acomodar as fatias de carne em um espeto próprio para ir na churrasqueira e assar até que ela fique dourada.

Enquanto isso, corte as batatas em tirinhas (para fazer uma batata palito) e leve para assar a 180°C por cerca de 40 minutos. Para fazer o molho, bata a maionese com os dentes de alho no liquidificador por 1 minuto e reserve. Ou, se preferir, faça a sua própria pasta de alho com ovo, óleo, limão, cheiro-verde, sal e alho.

Para montar o prato, corte a carne assada em tiras, tempere o pão árabe com maionese de alho, acrescente algumas tiras de picles de pepino e batata palito e finalize com uma boa quantidade de carne. Para deixar a receita ainda mais saborosa e saudável, prepare uma salada e coloque rodelas de cebola roxa crua, tomate picado e alface.

Sirva com pimenta Vovó Nair e bom apetite!


Receita do Blog Conquiste sua vida.

Foto meramente ilustrativa.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo